quinta-feira, 29 de março de 2012

Abelhas Indígenas

Hoje conhecemos um pouquinho sobre as abelhas, Fabiano da Cidade das Abelhas nos contou que as abelhas que temos na EMEI são abelhas indígenas, sem ferrão e são muito importantes para natureza. Inicialmente elas seriam levadas embora mas depois das explicações de um especialista, decidimos mantê-las, já que não nos oferecem nenhum risco.






Como as abelhas são polinizadoras de plantas, cultivadas ou não, é importante que se atente para o fato de que, mais importante que o mel produzido por elas, é a polinização que promovem e que permite a produção de sementes por diversas plantas, muitas das quais extremamente úteis para o homem. Sem esse auxílio, muitas espécies de plantas deixam de produzir frutos e sementes, podendo inclusive serem extintas.
Dada a grande importância das abelhas indígenas é preciso que se preservem estas espécies, pois, muitas delas estão sendo dizimadas, seja pelo desmatamento e queimadas, seja pelo uso indiscriminado de agrotóxicos. As abelhas são insetos muito importantes para a polinização e devem ser preservadas. Uma das formas de se fazer isso é preservar colônias naturais.
Fonte: http://rge.fmrp.usp.br/beescience/criacao.htm

quinta-feira, 22 de março de 2012

JORNADA PEDAGÓGICA

          Os dias 15 e 16 de março foram dias de formação, reflexão e estudo para fundamentar o nosso Projeto Pedagógico.

15 de Março
          Iniciamos com a visita aos bairros que são atendidos pela EMEI, aproveitamos e demos uma paradinha no CEI Jd. dos Álamos de onde recebemos muitos alunos.


 





Após o lanche, recebemos o técnico Ricardo da AMLURB com a formação sobre: CONSCIENTIZAÇÃO DA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
 DA CIDADE DE SÃO PAULO 



Dia 16 de Março

        Depois da reunião com a Coordenadora Pedagógica Tatiane, para planejamento e definição do plano anual de ensino, o Sr. Aurildo Xavier dos Santos, funcionário da SABESP, apresentou uma sensibilização sobre a importância da água.


Por a nossa escola estar localizada em área de manancial, o meio ambiente e a preservação ambiental são temas muito importantes e sempre presentes no nosso Projeto Pedagógico.


Se você tem metas para um ano, plante arroz.
Se você tem metas para 10 anos, plante uma árvore.
Se você tem metas para 100 anos então eduque uma criança.
Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio ambiente. [Confúcio]

sexta-feira, 9 de março de 2012

Projeto Integração

Agora em março, as professoras do módulo, estão iniciando o projeto integração, promovendo o contato mais efetivo entre os alunos de diferentes classes.


Atividades desenvolvidas pelas professoras Ana Paula e Débora, 
no parque dirigido.


Segundo, GALLAHUE & OZMUN (2001), as crianças necessitam com abundância de oportunidades, de movimentação e instrução, numa variedade de atividades motoras, vigorosas e diárias, com o objetivo de desenvolverem suas capacidades de movimento em nível ótimo.






quinta-feira, 8 de março de 2012

VISITA DA DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

     No dia 29/02, recebemos em nossa escola
a Sra. Leila Portela Ferreira, Diretora Regional de Educação da Capela do Socorro. 


Durante a visita, ela acompanhou as atividades desenvolvidas pelos alunos nos diversos ambientes e pode apreciar a vista privilegiada das salas de aulas.


     Adoramos a visita e esperamos recebê-la novamente na EMEI.