quinta-feira, 29 de março de 2012

Abelhas Indígenas

Hoje conhecemos um pouquinho sobre as abelhas, Fabiano da Cidade das Abelhas nos contou que as abelhas que temos na EMEI são abelhas indígenas, sem ferrão e são muito importantes para natureza. Inicialmente elas seriam levadas embora mas depois das explicações de um especialista, decidimos mantê-las, já que não nos oferecem nenhum risco.






Como as abelhas são polinizadoras de plantas, cultivadas ou não, é importante que se atente para o fato de que, mais importante que o mel produzido por elas, é a polinização que promovem e que permite a produção de sementes por diversas plantas, muitas das quais extremamente úteis para o homem. Sem esse auxílio, muitas espécies de plantas deixam de produzir frutos e sementes, podendo inclusive serem extintas.
Dada a grande importância das abelhas indígenas é preciso que se preservem estas espécies, pois, muitas delas estão sendo dizimadas, seja pelo desmatamento e queimadas, seja pelo uso indiscriminado de agrotóxicos. As abelhas são insetos muito importantes para a polinização e devem ser preservadas. Uma das formas de se fazer isso é preservar colônias naturais.
Fonte: http://rge.fmrp.usp.br/beescience/criacao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário